quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quanto custa ser professor(a)?

Antes que os seguidores iniciem sua leitura com um preconceito formado, pensando que este texto vai abordar salário e plano de carreira, MUITA CALMA, não é este o foco.
Deixo aqui minha indignação que pode não ser compartilhada por outras pessoas, mas que é minha e que farei valer este espaço que é meu, para publicar minha mazela profissional.
Quanto custa ser professor (a) hoje?
Financeiramente? Prefiro não comentar.
Me refiro primeiramente ao tempo. Quanto do meu tempo eu invisto sendo professora?
Contando que a semana é constituída por sete dias e que estes dias possuem 24h, totalizaremos 168h, muito bem.
Durante 4 dias úteis eu trabalho 32h em sala de aula. (restam 136h). Em casa eu preciso: Organizar os cadernos de chamada de 10 turmas, sendo que 4 delas tem 40 alunos cada. Eu preciso então corrigir 160 provas, trabalhos, cadernos, notas, fazer provas e preparar aulas por semana; isso me rouba em 7 dias, umas 20h semanais de dedicação exclusiva (ou mais, certamente).
Evidente que o salário não dá, então eu preciso agregar mais dois empregos ao magistério, o que me ocupa, em média 10h por semana, totalizando até agora 62h de trabalho.
Descontando o tempo que eu DEVERIA ter para dormir, no mínimo 8h por dia, teremos de sono: 56h .
Somando então as minhas horas de sono as horas que gasto trabalhando: 118h.
Agora, soma-se as horas que preciso comer, tomar banho e me deslocar de um trabalho para outro: mais 27h semanais.
Me restam: 23h por semana ou 3h e 30 minutos para eu poder estudar para concurso, curtir minha família, amigos e namorado.
Não me parece justo. Lhe parece justo?
Enquanto eu tento acumular tudo para os 5 dias ditos úteis e poder colocar essas 23h mais no final de semana.

Aaaaaah eu ainda tenho que lavar roupa e limpar a casa. Se foram mais algumas horas.
Quanto custa ser professor? Nunca teremos um piso salarial que pague o trabalho que fazemos.

Enquanto isso na sala de justiça, deputados ganham apartamentos, auxílio vestimenta e os professores ganham um vale-ração [sim ração!] que é menos do que o bolsa família!

3 comentários:

C.Lindemeyer disse...

Ah! em resumo professor gasta 25 horas por dia (porque ele precisa fazer hora extra pra fazer uma bonquinha)pra nada... Porque afinal ele ensina a fazer exatamente TUDO! É o que eu te digo sempre sai dessa vida promiscua de professor Adriane, vai exercer tua profissão na tua área *-*
Beijos mil TIA ;*

Will Vasc disse...

Simples assalta um banco e viaja pra londres u.u ai nao tem mais que atura tudo isso \o

Unknown disse...

infelizmente é isso aee. Estamos na luta!